quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Viva a leitura!



Como queria dizer que tirei esta foto de uma revista. Existem certas coisas que você fica feliz em perceber que você não presenciou. Existe uma certa segurança em ver as coisas em um papel, fechadinho em uma revista. O fotógrafo pode ter visto, mas você não, então se torna algo um pouco menos real. Talvez até um sonho distante. Aquelas fotos de crianças esfomeadas na Somália. Fotos de bombardeios no Iraq, de estupradores, ou até mesmo de uma paisagem linda com montanhas e lagos verdes. A distância entre nós e a foto é muito maior do que física, é mental também.

Mas não posso. Pois essa foto eu mesma tirei. E pra mim, ela chega a doer na mesma quantidade que os outros tipos que mencionei. Por algumas razões, citarei apenas duas. Contextualizando, tirei esta foto de relance em uma visita a Nova York que fiz alguns anos atrás. Não consegui acreditar no que estava vendo. Tinha na minha cabeça que de alguma forma, pessoas de rua não aderem a leitura. Não sei se sou só eu ou o preconceito pegou pesado na minha cabeça. Mas, talvez sempre achei que eles tinham mais com o que se preocupar. Em vez de "será que o John vai conquistar a Jasmin de volta??" ou "eu aposto que foi o tio dela que matou a amiga da vizinha da dinda!", talvez preocupações como "será que aquela padaria aceita centavos de dolar para comprar um café", ou "será que vou sobreviver a -10 graus esse ano de novo?". A realidade que encontro nessa foto é fantástica e ao mesmo tempo extremamente irônica.

Em primeiro lugar, perceber que uma pessoa nessas condições teria vontade de aprender mais, de conhecer uma nova realidade, se entrar em uma outra dimensão que é a leitura me deixa absurdamente triste. Estranho ficar triste? Pois é, triste por que conheço adultos e crianças que morreriam antes de ler um livro por puro lazer. A leitura na nossa cultura transformou a leitura em um fardo, algo reservado apenas para os coitados dos estudantes e advogados do mundo. Para o resto, a leitura se resume às placas de rua e os "twits" no Twitter.

E em segundo lugar (para não tornar esse post mais do que alguns gostariam de ler hoje, rsrs), me dá tristeza por que eu sei o que alguns diriam ao ver esta foto: "tá vendo! o homem lê e ainda é pobre, por isso que não vou mais ler nada!". Típico raciocínio de gente inculta e sem noção. O pobre coitado certamente sofreu um infortúnio. Mas quer saber? vejo muito mais felicidade nesse olhar do que de alguns milionários! Até de boca aberta o homem tá! Teria que dizer que ele é mais afortunado que muitos de nós.

Talvez os mendigos sejam nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário