terça-feira, 18 de maio de 2010

A moda do mimo.

Sou filha caçula, por isso não posso mentir dizendo que não fui um pouco mimada (tá bom, talvez não um pouco, mas muito). Mas, graças a Deus, as consequência desse mimo não infectou a minha vida e meu caráter, pelo menos até onde pude detectar. Mas hoje, e desde que comecei a dar aulas, tive que enfrentar esse grande mal que cada vez mais está devorando a vida das crianças da nossa sociedade.

Talvez você possa me chamar de exagerada e dizer que o real problema das nossas crianças, adolescente e jovens são os pais desinteressados e indisciplinados. Os especialistas dizem que são os filhos de pais desinteressados que se tornam os drogados, os maloqueiros, os maus caráter. Porém, venho diante de vós hoje com a minha mais recente teoria, e a defenderei com minhas unhas mal cortadas e meus dentes não-escovados.

Como professora de EPV (Educação para a Vida) ensino, ou tento ensinar, meus alunos de 5a. a 7a. série como viver a vida de verdade. Cansei de olhar aqueles planejamentos de professores anteriores que abordaram assuntos como alimentação correta, apresentações sobre como se livrar das drogas, como fazer marca-páginas ou mexer com EVA. Entrei de sola na matéria querendo mostrar pra eles o que a vida realmente te exige. Então comecei: aulas de planejamento financeiro (como não se enfiar em dívida antes mesmo de receber a primeira fatura do cartão de crédito), aulas de como trocar um pneu (com direito a aulas práticas no carro da "sora"), boas maneiras (os pais como meus avaliadores profissionais durante uma semana) e cozinhar o básico de uma cardápio humano. O último (atividade dada hoje em sala de aula) foi o de como limpar a casa. A demonstração mais óbvia de que estamos mimando nossos filhos não foi a gritaria "Ai Soooorra, mas eu nunca limpei nada na minha casa!" ou "Pra que serve esse negócio chamado Desinfetante?". Mas foi à tarde, quando uma mãe fez o favor de dar uma passadinha na escola pra dizer que estava chocada com a atividade dada para os alunos limparem suas próprias casas.

Quer saber minha teoria? As dívidas do Brasil (que segundo o homem do rádio noticiou hoje, está presente na vida de mais de 25 milhões de brasileiros), os ladrões da alta sociedade, a maioria dos drogados, os vagabundos, os desempregados e alguns dos piores personagens da nossa sociedade estão assim hoje por causa desta palavra curta e simples: MIMADOS! Nunca aprenderam e lidar com dinheiro, nunca aprenderam a se virarem sozinhos, fritar um ovo, passar um pano, dizer "obrigado" e "por favor" e muito menos aprenderam e ir atrás daquilo que querem. Mas, em vez disso, aprenderam dos pais a nunca se preocuparem com guardar dinheiro e sempre pedir pro "papai", aprenderam que tudo que fosse pedido eles ganhariam, até uma faxineira quando as coisas estavam sujas, que bons modos são pra frescos e que se a professora pedir algo difícil, é só deixar que a mãe resolvi isso com a direção da escola.

Mas, lógico, no final do dia...a culpa é da professora de EPV.

Um comentário:

  1. É isso aí sora!!!
    totalmente de acordo...
    Dá uma visitadinha no meu blog?
    É "memuma.blogspot.com"!!!
    ve se gosta e me dexa um coments...
    vlw
    Bjossss...

    ResponderExcluir